Tocantins
Case Sebrae Tocantins
- Tema/Proposta
- Objetivo
Promover a inclusão produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade social, através do empreendedorismo, fomentando oportunidades de trabalho, geração de renda e fortalecendo a economia local.
- Público Alvo
mulheres em estado de vulnerabilidade socioeconômica, de baixíssima renda, negras, indígenas, refugiadas, presidiárias, vítimas de violência doméstica, etc.
O projeto não é exclusivo ao público feminino, mas foi desenhado com metodologia especial para acolher a mulher, que é figura central nos lares e personagem determinante na subsistência das famílias.
Por diversas questões culturais e estruturais o público feminino vem enfrentando maiores obstáculos no caminho do empreendedorismo, merecendo, portanto, uma abordagem privilegiada.
A metodologia pode ser aplicada nos setores urbano e rural, especialmente na agricultura familiar, com adaptações de oficinas mais direcionadas ao campo.
- Parcerias
Governos Municipais, por meio das Secretarias de Ação Social e CRAS (Centros de Referência e Assistência Social)
Instituições do Sistema S: SENAI, SENAC e SENAR
Ministério da Cidadania (no caso concreto, foram captados recursos oriundos de Emenda Parlamentar, gerando convênio firmado entre MC e Sebrae/TO)
Parceiros potenciais: Associações, empresas privadas com foco em apoiar projetos de responsabilidade social, dentre outras.
- Diferencial
O projeto Força Mulher busca atingir de forma positiva as mulheres vulneráveis a partir do acolhimento, do resgate de sua autoestima, do desenvolvimento de seus comportamentos empreendedores, da concessão de oportunidades de capacitação e profissionalização e, por fim, do estímulo e apoio para a abertura de pequenos negócios, baseados nos dons e talentos descobertos.
A metodologia tem como diferenciais:
1) A construção conjunta com os CRAS Municipais, que são locais de referência para inscrição no cadastro único e aonde as mulheres vulneráveis são acolhidas e geralmente atendidas nos municípios e a possibilidade de parcerias com Associações sem fins lucrativos que acolhem mulheres em vulnerabilidade.
2) Oferta de capacitação empreendedora (comportamentos empreendedores + gestão de pequeno negócio) + capacitação socio profissionalizante + entrega de “kits para empreender (materiais e insumos básicos para abertura do pequeno negócio) ao final do cumprimento da trilha de capacitações.
Etapas do Força Mulher:
1 Visita de articulação no município (Prefeito/ Secretários de Ação Social e CRAS/ Associações sem fins lucrativos) – análise das vocações econômicas, estudo de perfil das mulheres vulneráveis do município atendidas pelos CRAS.
2 Capacitação preliminar para os técnicos dos CRAS – por meio de estudos de caso é feito o alinhamento sobre a capacitação e missão institucional do Sebrae e dos CRAS, como complementares ao desenvolvimento do público-alvo. Orientação específica sobre as etapas – identificação, prospecção e inscrição do público-alvo e acompanhamento interdisciplinar do grupo – como atribuição dos CRAS.
3 A partir da 3ª etapa, o alcance da metodologia é direcionado ao público-alvo:
3.1. Acolhimento (CRAS/Associações parceiras – prospecção, acolhimento, jogo de tabuleiro para entendimento da metodologia e compreensão sobre “escolhas-consequências”.
3.2. Palestra inaugural – Descubra a sua Força, Mulher! (comportamentos empreendedores – com exemplos alinhados à realidade da mulher)
3.3. Assinatura do Acordo de Oportunidades e entrega do “Passaporte Força Mulher”
3.4. Capacitações Sócio profissionalizantes – exemplo: eixos da Beleza, Construção Civil, Serviços em geral, Arte.
3.5. Curso Empreenda Já! – noções básicas sobre gestão de pequenos negócios em 4 módulos: Planejamento do Pequeno Negócio; Vendas pela Internet; Fluxo de Caixa e Formação de Preço de Venda; A hora da decisão: Ser MEI – ônus e bônus.
3.6. Entrega dos “Kits para Empreender” – equipamentos e insumos essenciais para a abertura do pequeno negócio, possibilitando que a participante inicie seu empreendimento após a capacitações e, assim, comece a ganhar dinheiro.
3.7. Etapa pós capacitação – consultoria de 2h/mês para cada participante que decidir empreender, focada em gestão, acesso ao microcrédito e acesso ao mercado. Articulação com os governos municipais para fortalecer os empreendimentos, por meio de eventos, feiras municipais, compras públicas. Rodada de Negócios, dentre outras estratégias.
Obs: O arquivo contendo a metodologia devidamente descrita segue anexo.
- Resultados Obtidos
97 municípios do Tocantins contemplados com as ações do Força Mulher:
- Cerca de 400 capacitações realizadas, incluindo 134 oficinas sócio profissionalizantes.
- 1239 mulheres atendidas e certificadas na metodologia. Já há mulheres absorvidas pelo mercado de trabalho pela Energisa e outras empresas, várias mulheres já estão empreendendo, firmando parcerias e gerando renda. Em breve será lançado um vídeo documentando os resultados, através de depoimentos emocionantes.
- Registro da Marca “Força Mulher” no INPI.
- Desenvolvimento da metodologia completa do Força Mulher, desde a articulação e abordagem dos CRAS até a capacitação efetiva das mulheres (Desenvolvimento da metodologia da Palestra: Descubra a sua Força Mulher!; Desenvolvimento da metodologia do Curso: Empreenda Já!
- Assinatura e Publicação de convênio, em dezembro de 2021, entre Sebrae Tocantins e Ministério da Cidadania, para parceria na execução do Força Mulher e prospecção de captação de receita na ordem de R$ 1.500.000,00 para aquisição dos kits para empreender.
Novidade para 2022:
Está em fase de criação uma solução tecnológica com o Selo “Força Mulher” com foco na divulgação institucional da solução e na construção de ponte tecnológica entre mulheres empreendedoras e o mercado, para agregar valor ao negócio (canal de vendas, avaliação de serviços fornecedora/cliente, dentre outras funcionalidades).