A ABASE é uma organização representativa dos 27 Sebrae Estaduais, instituída sob a forma de sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em Brasília/DF. 

Criada em 11 de fevereiro de 1985, com o nome ABACE – Associação Brasileira de Agentes do Cebrae –  teve sua denominação modificada para ABASE – Associação Brasileira dos Sebrae/Estaduais, em 15 de fevereiro de 1991, face a alteração dos Ceag’s para SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Ao longo de seus 37 anos de existência, a ABASE, avançou para uma sólida posição representativa dos seus associados em defesa do Sistema SEBRAE e do segmento das micro e pequenas empresas, consolidando-se como uma instituição cuja interlocução é indispensável no cenário atual, inclusive como membro do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, ao lado de 12 outras importantes entidades.

Nesse contexto, cumpre o papel estratégico de construir pontes entre seus associados e o Sebrae Nacional, além dos poderes públicos e entidades da sociedade civil organizada no Brasil e exterior, alcançando uma capilaridade singular no processo de atendimento das principais demandas dos 27 Sebrae Estaduais.

Entre estas atribuições, definidas no Capítulo I do seu Estatuto, a Abase movimenta-se em um cenário muito propício para criar/fortalecer, disseminar e consolidar uma identidade alinhada ao desejo de seus associados, amparando-a em modernos valores de representatividade combinados com o enfrentamento a desafios estratégicos.

Missão

Atuar política e institucionalmente, por representação dos Sebrae Estaduais, respeitadas as peculiaridades regionais, com o objetivos de contribuir para a sustentabilidade dos pequenos negócios no contexto do processo de desenvolvimento do País como um todo.

Visão

Ser reconhecida perante a sociedade como legítima representante dos agentes do Sistema Sebrae, mobilizando-os na busca da competitividade das MPE, geração de trabalho, renda e desenvolvimento sustentável.

Objetivos

COOPERAR para o desenvolvimento do sistema SEBRAE.
ZELAR pelo interesses comuns e pela ética no relacionamento de seus associados.
ENCAMINHAR aos órgãos competentes sugestões e propostas afetos aos seus associados.
PROMOVER o alinhamento estratégico, tático e operacional de seus associados.
REPRESENTAR o Sistema Sebrae no Conselho Deliberativo Nacional.
MANTER intercâmbios nacionais e internacionais.
PROMOVER estudos, pesquisas e trabalhos técnicos de interesse de seus associados.
EXERCER atividades compatíveis com sua natureza.

A partir desses objetivos e princípios que a ABASE promove a união de todo o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.