A Abase (Associação Brasileira dos Sebrae/Estaduais) consolida seu papel estratégico de promover a representatividade dos 27 Sebraes no país.

Para a Abase, construir pontes entre seus associados e o Sebrae Nacional, vai muito além do que cumprir uma missão: é estabelecer uma relação produtiva no atendimento das principais demandas de cada Estado e do Distrito Federal, gerando um efeito multiplicador em defesa e apoio ao segmento das micro e pequenas empresas do país.

Por meio de parcerias, eventos, seminários, assessoria jurídica, articulações no congresso nacional, a Abase produz um movimento que também contribui para fazer girar a economia criativa nas cidades com os bons ventos do empreendedorismo.

É assim que a Abase atua, a partir de sua sede em Brasília/DF, em todo o país, levando em conta a seguinte estrutura:

I - Conselho dos Associados

O Conselho dos Associados é o órgão máximo da entidade, constituído pelos 3 integrantes da Diretoria Executiva de todos os Sebrae/UF, em um total de 81 membros. A gestão do Conselho é do Presidente e Vice-Presidente, cujas funções são exercidas, respectivamente, pelo Diretor Presidente e pelo Vice-Presidente da Abase.

II - Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal é o órgão de fiscalização da gestão patrimonial e financeira da entidade. É composto por 3 membros titulares e 3 suplentes, eleitos pelo Conselho dos Associados dentre os seus membros, excetuados os eleitos para a Diretoria da entidade.

III - Diretoria

A Diretoria é o órgão responsável pela gestão administrativa, financeira e técnica da ABASE. 

É composta por 9 membros: 01 Presidente, 01 Vice-Presidente, 01 Diretor Financeiro, 01 Diretor Técnico e 05 Vice-Presidentes Regionais, todos eleitos pelo Conselho dos Associados, conforme o disposto nos incisos I e II do art.13, deste Estatuto, sendo elegíveis todos os membros do colegiado. O Presidente e o Vice-Presidente representarão a ABASE junto ao Conselho Deliberativo Nacional do SEBRAE, na condição de titular e suplente, respectivamente. Na gestão da Abase, a Diretoria conta com uma Secretaria Executiva.

IV - Secretaria Executiva

A Secretaria Executiva é a unidade de assessoramento e gestão da Diretoria da ABASE, constituída por uma equipe técnico-administrativa, sob a direção de um Secretário Executivo, indicado pelo Diretor Presidente, e aprovado pela Diretoria.