Case Sebrae Rio de Janeiro

Internacionalização – Prointer Bio (Vitamina Terrestre)

O objetivo do Sebrae Rio foi criar um projeto de desenvolvimento tecnológico e aceleração de negócios com escala global, ou seja, gerar produtos e serviços de alto valor agregado, alto impacto, com um potencial de alcance mundial e de geração de empregos e renda no país. Os segmentos selecionados na Bioeconomia para alvo do projeto foram:

  • Agrotech;
  • Foodtech;
  • Cosméticos;
  • Saúde Humana e Animal;
  • Meio Ambiente;
  • Solução de Problemas Globais.

Micro e pequenas empresas que fazem parte da bioeconomia do Estado do Rio, que desejam acelerar os negócios em escala global.

Projeto Próprio

Este programa apresenta alguns diferenciais que o leva ao sucesso:

  • O processo customizado de atendimento por grau de maturidade e a identificação e/ou desenvolvimento de diferenciais competitivos em cada modelo de negócios, bem como a identificação de oportunidades de negócios para exportação, transferência tecnológica, busca de funding, desenvolvimento de parcerias estratégicas, trocas de conhecimentos, boas práticas e análise do estado da arte das tecnologias no mercado internacional, nos permite desenvolver modelos de negócios muito bem delineados e que atendam aos requisitos e necessidades do mercado nacional e internacional;
  • A criação de uma  rede de cooperação do ecossistema SEBRAE e parceiros nacionais e internacionais contribuem para impulsionar o desenvolvimento de tecnologias e produtos com maior competitividade e aderência às demandas globais;
  • Equipe de profissionais altamente qualificados e parceiros/convidados internacionais, atuam diretamente no desenvolvimento de cada modelo de negócio;
  • Metodologia voltada a resultados/performance – impulsiona o empresário a ter entregas transformadoras durante todo o programa.
  • Rede de Negócios – as empresas são expostas a ambientes de negócios e networking com players nacionais e internacionais, impulsionando expansão de sua rede de parceiros comerciais e tecnológicos.

No ciclo 2020/2021 os resultados foram expressivos e mostra que o Sebrae Rio está no caminho certo:

 

  • 014 CNPJs atendidos
  • 160% no aumento de faturamento
  • 85% das empresas participantes do projeto desenvolveram/aperfeiçoaram novas soluções
  • 92% das empresas se tornam aptas para internacionalização

 

A partir das ações do programa, as empresas já realizaram nos últimos três ciclos, acumulativamente, um montante de USD 25 milhões em negociações de transferência tecnológica, USD 8 milhões em captação de investimentos e USD 8 milhões em exportações.

 

Países destino das exportações, parcerias e atração de investimentos: Áustria,  África, Alemanha, Bélgica,  Costa Rica, Canadá, França, El Salvador, EUA, Itália, Noruega, Trindad & Tobago, República Dominicana, Portugal.

 

Entre as  empresas que se desenvolveram por meio do programa está a Vitamina Terrestre, voltada para fertilizantes em Itaperuna. A Vitamina Terrestre surgiu a partir de um problema na propriedade rural dos pais do empreendedor Eduardo Buechem, onde havia uma grande dificuldade para o escoamento e descarte correto do esterco dos animais. Em 2017, cansado de ver seu pai lidar com este problema, Eduardo viu uma oportunidade de empreender a partir do problema apresentado pelo pai.

 

No início, utilizou a própria mão de obra da fazenda, aos poucos o esterco foi tratado e estabilizado (para transformar em adubo são necessários entre 60 e 90 dias). Com paciência e dedicação, surgiram os primeiros quilos do adubo pronto. Como publicitário, o empreendedor prontamente pensou em criar uma marca para o novo produto. Tendo em mente que um bom nome e uma marca forte são essenciais para o sucesso no mercado, em 2017, o nome Vitamina Terrestre foi escolhido e registrado como marca junto ao INPI. O desafio era captar clientes.

 

A apresentação do produto faz toda a diferença

 

De posse da marca registrada e do produto pronto, a primeira dificuldade do empreendedor foi descobrir onde envasar o produto. Conversando com um amigo sobre o novo empreendimento, Eduardo conseguiu, junto a um fabricante de doce de leite, cinco mil baldes de 3kg para envasar o adubo e poder comercializá-lo. No início, as vendas foram domésticas e bastante pulverizadas, sendo cada balde vendido a R$10,00.

 

Com a questão do envase parcialmente resolvida, Eduardo foi incentivado a investir na apresentação, com o argumento de que o produto precisava de uma embalagem premium, que agregasse valor. Com esta definição de embalagem Premium na cabeça, visualizou uma embalagem com novo tamho de 1kg. Esta mudança foi o ponto de partida para o aumento exponencial de suas vendas.

 

Apoio do Sebrae Rio

Com as questões de produção e embalagem resolvidas, o grande dilema, passou a ser a captação de clientes. Como conseguir vender o adubo produzido? Como chegar aos grandes centros de distribuição?

 

Foi em 2019 que o Eduardo conheceu o programa ProinterBio e se inscreveu no edital. “O Sebrae, tradicionalmente, abre portas para empreendedores e pensei que poderia ser minha chance de conseguir novos clientes, embora nunca tinha pensado no mercado externo”, disse.

 

Com sua entrada no ProinterBio, em 2019, o empreendedor percebeu que precisava estruturar a empresa antes de ir ao mercado. “Foi muito difícil até perceber que meu negócio precisava ser estruturado”. Era necessário adequar os processos, refazer todo o planejamento estratégico e financeiro, entender as necessidades dos clientes, e ainda, estudar o mundo agro – no qual sua empresa está inserida, antes de prospectar clientes. Após sete meses de dedicação e participação ativa no programa, a Vitamina Terrestre já estava estruturada e com maturidade suficiente para receber os primeiros clientes.

 

Além de toda ajuda na estruturação e modelagem do negócio, a Vitamina Terrestre recebeu apoio do ProinterBio para fechar contratos de venda em 22 marketplaces; realizar parcerias estratégicas como a com o grupo Benassi (grande distribuidor de frutas, legumes e verduras) e iniciar sua atuação no mercado internacional com venda para os Estados Unidos, Portugal, Inglaterra, Colômbia e Canadá.  De acordo com o empresário,“o maior ganho que o Sebrae e o ProinterBio trouxeram para a Vitamina Terrestre foi a maturidade empresarial, que permitiu um pleno domínio do negócio.”

 

Atualmente, a empresa tem um braço operacional em Itaperuna e outro em Minas Gerais e faz adubo com esterco bovino e com esterco de aves, utilizando um galpão próprio, com maquinário e estoque disponível para pronta entrega. Sua operação mais do que triplicou desde o início das atividades, em 2017. Em 2020 foram 200 toneladas, e em 2021 suas vendas quadruplicaram alcançando 800 toneladas. Agora, o produto possui o selo IBD internacional de certificação de orgânico. Com o apoio do Sebrae Rio o empreendedor realizou diversas alterações no processo, a empresa diversificou seu portifólio de produtos tornando o adubo específico para orquídeas, frutíferas e hortaliças, criando assim nichos de mercado e, desta forma, um diferencial competitivo.

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