You are currently viewing Encontro Nacional dos Dirigentes do Sistema Sebrae Produz Mais Integração e Avança em Pautas Prioritárias para os Pequenos Negócios

Encontro Nacional dos Dirigentes do Sistema Sebrae Produz Mais Integração e Avança em Pautas Prioritárias para os Pequenos Negócios

O Sebrae encerrou nesta quinta-feira(7), em Brasília, o Encontro dos Dirigentes do Sistema Sebrae 2024. Durante 2 dias, mais de 70 dirigentes dos 27 Sebrae’s do Brasil trataram de pautas como expansão do crédito para os pequenos negócios, COP 30, FINEP, participaram de painéis com representantes do IBGE, Ministério da Fazenda e tiveram a oportunidade de alinhar ações e estratégias em todo o país.

Além da Diretoria Executiva do Sebrae Nacional, participaram do Encontro o Ministro do Empreendedorismo e das Micro e Pequenas Empresa, Márcio França e a Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.

Reuniões Setoriais

Nesta quinta-feira( 07), o Encontro foi marcado por reuniões setoriais entre as áreas executivas dos 27 Sebrae’s do Brasil,  predominando o tom de integração, união e cooperação nos encontros entre os Diretores-Superintendentes e o Presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, das Diretorias Administrativas-Financeiras (DAF) e entre as Diretorias Técnicas (DITEC).

No encontro entre o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, e os Diretores Superintendentes, a pauta girou em torno da governança empreendedora, da inclusão socioprodutiva, da reforma tributária, da agenda internacional do Sebrae e da extensão do crédito assistido.

Na avaliação do vice-presidente da Abase e Diretor-Superintendente do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages, o novo PPA traz uma série de eixos já pactuados e que foram revisitados, como desafios da sustentabilidade, da inclusão, do desenvolvimento territorial e da ampliação do acesso ao crédito. “Estamos contribuindo com a agenda do país e que vai resultar diretamente no reforço do atendimento aos pequenos negócios”, destacou.

O presidente do Sebrae Nacional advertiu que é preciso ter o domínio permanente daquilo que é possível nas políticas nacionais. “Tenho certeza que todos tem um orgulho imenso de pertencer ao Sebrae. Quando lançamos uma ação ou Programa é para todos, somos um Sistema,” definiu.

Reunião DAF

Na reunião da Diretoria de Administração e Finanças (DAF), o tema foi “Líderes por Natureza: um dia de busca pela essência da liderança que desejamos e precisamos ser.”

Conduzida pela Diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, os desdobramentos do tema envolveram os gestores da área nos 27 Sebrae’s do Brasil no debate sobre como nascem e o que se espera dos líderes.

O conceito ESG, que reúne políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança, também esteve na pauta. O Presidente da Abase, Anacleto Ortigara, que participou da reunião na condição de Diretor de Administração e Finanças do Sebrae Santa Catarina, enfatizou a necessidade de produzir metas. “São necessárias para prestação de contas. Mas, muito mais do que metas quantitativas, temos que ser avaliados por resultados à sociedade.  Na nossa atuação como Agência, nós queremos nos desvincular um pouco das amarras de produzir metas quantitativas,” esclareceu.

 

Reunião DITEC

Durante a reunião das Diretorias Técnicas dos 27 Sebrae’s do Brasil, a pauta foi integrada pelos seguintes temas: o cliente no centro de tudo, território como indutor do desenvolvimento da atuação do Sebrae e neoindustrialização.

Conduzida pelo Diretor Técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, a reunião produziu debates fundamentais para a atuação das Ditecs no país.

Segundo a Diretora Técnica do Sebrae Amazonas e Suplente da Abase Norte, Lamisse Said, foi um momento de alinhamento, discussão e perspectivas de como as Diretorias da área devem atuar. “Sebrae em rede, sempre procurando aprofundar a questão sistêmica para que a atuação direcionada aos pequenos negócios seja cada vez melhor,” definiu.

Abase

Ao fazer um balanço dos 2 dias do Encontro, o presidente da Abase, Anacleto Ortigara, ressaltou a sintonia entre as demandas dos 27 Sebrae’s do Brasil e o Sebrae Nacional, considerando, inclusive, as diferenças regionais e a necessidade de atender cada vez mais e melhor os pequenos negócios.

Na opinião de Anacleto, esta integração é primordial. “Temos sempre a oportunidade de fortalecer o Sistema. E é isso que está acontecendo. Cada vez mais, o Sistema Sebrae fica mais robusto e entrega sua missão a partir da conjugação de esforços executivos, técnicos e de governança,” afirmou.

O vice-presidente da Abase, Vinicius Lages, também avaliou a oportunidade como singular para tratar de assuntos relevantes. “São pautas que nos inquietam no dia-a-dia, desde as questões ligadas a gestão, metas, orçamento, relações com órgãos de controle e a estratégia de comunicação,” explicou.

Para Vinicius Lages, o desafio da Abase na representatividade dos 27 Sebrae’s do Brasil mostrou-se, mais uma vez, presente e ativa. “Saímos convictos de que temos um canal de confiança muito claro com o Sebrae Nacional o que é muito bom para nossa missão de oferecer sempre o melhor atendimento para os pequenos negócios,” concluiu.

 

Deixe um comentário