Roraima
Case Sebrae Roraima
- Tema/Proposta
- Público Alvo
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e nas Modalidades de Ensino da rede pública e privada do estado de Roraima.
- Parcerias
Secretaria de Estado da Educação e Desporto – SEED, por meio do Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima – CEFORR
- Diferencial
Foi criada na UF/RR em 2021, com objetivo de integração da comunidade escolar em prol da ciência, pesquisa e empreendedorismo, desenvolvido na área de Educação Empreendedora e apresentado para sociedade, com foco no aprendizado e inovação.
Foi 100% on-line em função do período de maior número de casos positivos de covid-19 durante a pandemia.
Na plataforma gameficada houve exposição de produções científicas elaboradas no âmbito das escolas que formaram o público-alvo da ação. Além da formação científica, houve intensa troca de informações, construção de relações sociais e como espaço para socialização de experiências e convívio comunitário.
Foi estruturada da seguinte forma na plataforma:
- Portal de Entrada, conforme o layout do Parque Anauá (Parque Estadual localizado no município de Boa Vista);
- Recepção com espaço para vídeo institucional, testeira com a logomarca da feira e parceiros, avatar com apresentação, um painel com informações (um PDF com portifólio institucional;
- Programação do evento;
- Mapa geral do evento e um botão para Credenciamento e Login;
- Cabine de Foto (stand) um espaço para tirar foto personalizada;
- 15 Bandeiras personalizadas de cada município de Roraima, com um botão de acesso a uma foto de um ponto turístico para cada município;
- 14 stands, com espaço para vídeo institucional, testeira com a logomarca, avatar com apresentação, painel com informações e um PDF com o portfólio institucional e um botão de acesso interativo a sites externos.
- 1 palco personalizado, contendo um telão para transmissão das apresentações culturais;
- 14 stands, com espaço para vídeo institucional, testeira com a logomarca, avatar com apresentação, painel com informações, um PDF com o portfólio institucional e um PDF explicativo sobre as oficinas;
- Mecanismo de transição entre imagens dentro do Tour virtual com a tecnologia gamificada.
- Resultados Obtidos
O evento contou com a participação de 1.726 visitantes com 38.824 interações dos usuários nas ações da feira de Ciências. Ao que concerne a questão cientifica, obtivemos os seguintes resultados:
Trabalhos de pesquisa da feira
41 escolas, sendo:
– 08 escolas municipais
– 30 escolas estaduais
– 02 escolas particular
– 01 escola convidada de Minas Gerais
96 projetos, sendo:
– 03 educação infantil
– 10 ensino fundamental Anos Iniciais
– 38 ensino fundamental Anos Finais
– 31 ensino médio
– 03 Educação de jovens e adultos
– 11 educação indígena
Participação de:
– 300 alunos pesquisadores
– 96 professores orientadores
– 96 professores co-orientadores
– 50 orientadores científico
– 41 coordenadores pedagógico
– 41 gestores escolar
Premiação
– 1 a 5 Lugar
Educação infantil
– 03 escolas
– 15 estudantes
– 03 professores orientadores
Ensino fundamental Anos Iniciais
– 05 escolas
– 25 estudantes
– 05 professores orientadores
Ensino fundamental Anos Finais
– 05 escolas
– 25 estudantes
– 05 professores orientadores
Ensino médio
– 05 escolas
– 25 estudantes
– 05 professores orientadores
Educação jovens e adultos
– 03 escolas
– 15 estudantes
– 03 professores orientadores