Goiás
Case Sebrae Goiás
- Tema/Proposta
- Objetivo
A execução das ações de Empreendedorismo Feminino no Sebrae Goiás, que usa a denominação de PASSAPORTE DELAS, teve início em maio de 2019, contou com a participação de instituições e movimentos que atuam em Goiás em favor do empreendedorismo sendo destaques o mencionados abaixo:
- GRUPO MULHERES DO BRASIL – NÚCLEO GOIÂNIA/GO,
- BPW GOIÂNIA,
- ABMNE – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS MULHERES DE NEGÓCIOS
- ACIEG
- BANCO DO BRASIL
- CODESE
- CRA -GO/ MULHER
- FAJE/GO
- FIEG JOVEM
- INSTITUTO REDE DA MULHER EMPREENDEDORA
- MAIS PARA ELAS
- REDE SOLIDÁRIA BERÇO DAS ÁGUAS
- SENAI
- UFG
- ESUP
- MULHERES DE RAÇA DO AGRO
- SECRETARIA ESTADUAL DE INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- ANCEABRA
- SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICA PARA AS MULHERES – PREFEITURA DE GOIÂNIA
- IGREJA VIDA NOVA DE ANÁPOLIS
Estas instituições foram importantes agentes para a execução das ações e na articulação político institucional, atuaram ativamente na reflexão e agirem conjuntamente para melhoria do ambiente em favor do empreendedorismo feminino em Goiás. As atividades realizadas em parceria com estas instituições geraram inteligência e promoveram articulações que foram capazes de intervir no cenário social e político em nosso Estado.
A produção de conhecimento foi relevante para identificar algumas especificidades do empreendedorismo por mulheres em Goiás, tendo como base o Estudo Perfil da Empreendedora Goiana, resultado da parceria com o Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação (LAPEI) – da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), contando também com a participação da Junta Comercial do Estado de Goiás (JUCEG). Os dados reportam a realidade das empreendedoras oriundos de fontes oficiais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), JUCEG e Receita Federal.
De acordo com os dados da pesquisa há distanciamento entre os dois sexos, onde 34% são trabalhadoras por conta própria, enquanto os homens seguem sendo a maioria, com 66% trabalhadores por conta própria. Ressaltando que as diferenças entre homens e mulheres estão presentes em todos os aspectos. Isso reforça a luta em buscar medidas que amparam essas mulheres que escolhem o empreendedorismo como carreira, e que precisam de intervenção atenta às suas especificidades, que são variadas e que, por isso, necessitam de um olhar mais cuidadoso.
- Público Alvo
Mulheres que empreendem ou que querem empreender é para todos os públicos, principalmente os atendidos pelo Sebrae:
- Estudantes;
- Potenciais empresárias e empreendedoras;
- Empresas com porte de Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresa e Empresa de Pequeno Porte;
- Artesãs;
- Produtoras rurais;
- Diferencial
As ações disponibilizadas por meio de trilha de desenvolvimento, destinada a toda e qualquer mulher que queira construir um futuro empreendedor, ir mais além, melhorar seu potencial gerencial e sua capacidade empreendedora. São três opções específicas de jornadas para desenvolvimento, por meio de capacitações, consultorias, networking e webinars
- Resultados Obtidos
2019 – 1ª. Edição
- 191 participantes (presencial)
- Realização de 3 Jornadas
2020 – 2ª. Edição
- 038 inscritos (online)
- 15 Jornadas
Avaliações dos participantes:
Aumentar – Faturamento bruto – % – Percepção de aumento do faturamento bruto.
Resultado – 80% das participantes declaram que tiveram aumento no faturamento
Aumentar – Novas Empresas – Geração de novas empresas 91 empresas foram criadas.
Aumentar – Inclusão Financeira – 80% das empresas atendidas declaram que tiveram uma ação de inserção em serviços financeiros
2021 – 3ª. edição:
1.145 inscritos (online)
15 webinars
- Links
https://vitrine.sebraego.com.br/empreendedorismo-feminino/