Case Sebrae Goiás

Passaporte Delas

A execução das ações de Empreendedorismo Feminino no Sebrae Goiás, que usa a denominação de PASSAPORTE DELAS, teve início em  maio de 2019, contou com a participação de instituições e movimentos que atuam em Goiás em favor do empreendedorismo sendo destaques o mencionados abaixo:

  1. GRUPO MULHERES DO BRASIL – NÚCLEO GOIÂNIA/GO,
  2. BPW GOIÂNIA,
  3. ABMNE – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS MULHERES DE NEGÓCIOS
  4. ACIEG
  5. BANCO DO BRASIL
  6. CODESE
  7. CRA -GO/ MULHER
  8. FAJE/GO
  9. FIEG JOVEM
  10. INSTITUTO REDE DA MULHER EMPREENDEDORA
  11. MAIS PARA ELAS
  12. REDE SOLIDÁRIA BERÇO DAS ÁGUAS
  13. SENAI
  14. UFG
  15. ESUP
  16. MULHERES DE RAÇA DO AGRO
  17. SECRETARIA ESTADUAL DE INDÚSTRIA E COMÉRCIO
  18. ANCEABRA
  19. SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICA PARA AS MULHERES – PREFEITURA DE GOIÂNIA
  20. IGREJA VIDA NOVA DE ANÁPOLIS

Estas instituições foram importantes agentes para a execução das ações e na articulação político institucional, atuaram ativamente na reflexão e agirem conjuntamente para melhoria do ambiente em favor do empreendedorismo feminino em Goiás. As atividades realizadas em parceria com estas instituições geraram inteligência e promoveram articulações que foram capazes de intervir no cenário social e político em nosso Estado.

A produção de conhecimento foi relevante para identificar algumas especificidades do empreendedorismo por mulheres em Goiás, tendo como base o Estudo Perfil da Empreendedora Goiana, resultado da parceria com o Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação (LAPEI) – da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), contando também com a participação da Junta Comercial do Estado de Goiás (JUCEG). Os dados reportam a realidade das empreendedoras oriundos de fontes oficiais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), JUCEG e Receita Federal.

De acordo com os dados da pesquisa há distanciamento entre os dois sexos, onde 34% são trabalhadoras por conta própria, enquanto os homens seguem sendo a maioria, com 66% trabalhadores por conta própria. Ressaltando que as diferenças entre homens e mulheres estão presentes em todos os aspectos. Isso reforça a luta em buscar medidas que amparam essas mulheres que escolhem o empreendedorismo como carreira, e que precisam de intervenção atenta às suas especificidades, que são variadas e que, por isso, necessitam de um olhar mais cuidadoso.

Mulheres que empreendem ou que querem empreender é para todos os públicos, principalmente os atendidos pelo Sebrae:

  • Estudantes;
  • Potenciais empresárias e empreendedoras;
  • Empresas com porte de Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresa e Empresa de Pequeno Porte;
  • Artesãs;
  • Produtoras rurais;

As ações disponibilizadas por meio de trilha de desenvolvimento, destinada a toda e qualquer mulher que queira construir um futuro empreendedor, ir mais além, melhorar seu potencial gerencial e sua capacidade empreendedora. São três opções específicas de jornadas para desenvolvimento, por meio de capacitações, consultorias, networking e webinars

2019 – 1ª. Edição 

  • 191 participantes (presencial)
  • Realização de 3 Jornadas

 

2020 – 2ª. Edição  

  • 038 inscritos (online)
  • 15 Jornadas

 

Avaliações dos participantes:

Aumentar – Faturamento bruto – % – Percepção de aumento do faturamento bruto.

Resultado – 80% das participantes declaram que tiveram aumento no faturamento

Aumentar – Novas Empresas – Geração de novas empresas 91 empresas foram criadas.

Aumentar – Inclusão Financeira – 80% das empresas atendidas declaram que tiveram uma ação de inserção em serviços financeiros

2021 – 3ª. edição:

 1.145 inscritos (online)

15 webinars

 

https://vitrine.sebraego.com.br/empreendedorismo-feminino/