No momento, você está visualizando Reunião da Abase Norte Destaca COP 30 e Conta com a Presença do Governador em Exercício de RO

Reunião da Abase Norte Destaca COP 30 e Conta com a Presença do Governador em Exercício de RO

Abase Norte realizou na manhã desta quinta-feira (01/02) em formato híbrido, na sede do Sebrae em Porto Velho, Rondônia, a 1ª reunião do ano.

Coordenada pelo vice-presidente, Clébio Billiany de Mattos, estiveram presentes o presidente da Abase, Anacleto Ortigara, o governador em exercício de Rondônia, Sérgio Gonçalves, dos dirigentes Eduardo Fumyari Valente (RO) e Alessandro Crispim (RO), Kléber Campos (AC), e Francisco Doan Rabelo(RR).

Na pauta, a COP 30 que vai acontecer em Belém (PA) no próximo ano, Céus Abertos na Amazônia, demonstração de boas práticas de gestão, aprovação do calendário de reuniões da Abase Norte de 2024, participações em eventos nacionais e internacionais, estratégias comuns para geração de receitas e criação de novos IG’s para a região.

Além da COP 30 que já está mobilizando os Sebae’s da região, uma pauta ligada a este evento foi o “Céus Abertos”, que é a abertura do espaço aéreo para a atuação de companhias aéreas estrangeiras em concorrência com as nacionais durante o evento em Belém. Os dirigentes avaliam que a medida não só facilitaria o deslocamento dos participantes da COP 30, mas também abriria oportunidades para a comunidade, estimulando o turismo, o comércio local e a criação de empregos.

O Dir. Superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú, o Dir. Superintendente do Pará, Rubens Magno, a Dir. Superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Carvalho e os dirigentes Almir Morais Sá (RR), Lamisse Said (AM), Domingas Ribeiro(PA) e Cássia Alessandra da Costa(PA), participaram virtualmente da reunião.

Territorialidade

Na opinião do presidente da Abase, Anacleto Ortigara, as reuniões regionais comprovam que o Sebrae é imprescindível para a territorialidade do Brasil. “É aqui que fortalecemos a razão da existência do Sebrae em cada um dos lugares onde atua em todo o nosso país,” afirmou. Segundo ele é notável que a agenda da reunião em Porto Velho tenha um vínculo direto com todos os Sebrae’s da região.

“Do Norte para toda a região Amazônica, as pautas são relevantes não só para Rondônia, mas para todos o Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins,” destaca Anacleto, complementando que as discussões compreenderam desde as ações estratégicas até as mais operacionais.

Deixe um comentário