A capital de Sergipe, Aracaju, foi a sede da 3ª Reunião Ordinária do Conselho dos Associados da Abase, realizada na sexta-feira (29). Coordenada pelo presidente Anacleto Ortigara, a reunião contou com a participação dos dirigentes dos 27 SEBRAEs do Brasil, presencial e virtualmente, da Diretoria do Sebrae Nacional e do ministro Márcio Costa Macêdo da Secretaria Geral da Presidência da República.
Após a abertura do presidente Anacleto Ortigara, a reunião ordinária começou com a prestação de contas da instituição referente a ao 1º semestre deste ano. Na sequência o gerente da Unidade de Crédito e Acesso a Serviços Financeiros (UCSF), Valdir Oliveira, conclamou os dirigentes a reforçarem o Programa Acredita, além de apresentar as estratégias e propostas para o próximo ano.
O gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Transformação (UET), André Spínola, fez apresentação dos resultados da oficina do Grupo de Trabalho de Metas e Cestas de Indicadores e a pauta para 2025, além do resultado do Plano Anual 2025. O diretor-superintendente do Sebrae/MG, Afonso Rocha, que também é vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Previdência, destacou o balanço do SebraePrev.
O chefe de gabinete do Conselho Deliberativo Nacional (CDN), Ivan Hussni, tratou dos avanços implementados no âmbito da estância superior do Sistema Sebrae para promover a integração com os Conselhos Deliberativos Estaduais (CDEs) e os dirigentes executivos. A gerente-adjunta da Unidade de Gestão Orçamentária e Contabilidade (UGOC), Alessandra Gois, falou sobre o sistema de custos do Sistema.
O vice-presidente da Abase Sul, José Gava Neto (diretor administração e finanças Sebrae/PR) tratou sobre as discussões no âmbito do Grupo de Trabalho de Saúde sobre a renovação da atual credenciada para atender os colaboradores do Sistema Sebrae, cujo contrato vence no início do próximo ano.
O assessor do CDN, Silas Santiago, encerrou a primeira parte da reunião com uma palestra sobre a atualização da tramitação do projeto da Reforma Tributária no Congresso Nacional que está sendo regulamentada.
Diretoria Nacional e Ministro
No período da tarde, o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima e a diretora de Administração e Finanças, Margarete Coelho, juntaram-se aos dirigentes dos SEBRAEs do Brasil e fizeram um balanço das principais ações executadas neste ano em favor de todo o Sistema Sebrae. O diretor-superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno, fez um balanço das ações preparatórias para a COP 30 que acontece em novembro do próximo ano em Belém.
O Ministro Márcio Costa Macêdo da Secretaria Geral da Presidência da República também prestigiou a reunião e enfatizou que o Governo Federal é um grande parceiro dos 27 SEBFRAEs do Brasil. “O Sistema tem capilaridade gigantesca e ajuda demais o país a crescer e se desenvolver. Tem uma ação de ponta efetiva, com mais mobilidade e é capaz de realizar parcerias estratégicas para agir em um ambiente da complexidade do Brasil,” disse o Ministro.
Unidade Nacional
O novo vice-presidente, Luiz Alberto Amorim, mostrou-se motivado ao assumir a responsabilidade de representar os 81 dirigentes e os 27 SEBRAEs do Brasil. “Esta é uma missão que vamos cumprir junto com o Presidente Anacleto para tornar nossa instituição mais unida, coesa e manter a unidade nacional, trabalhando em prol de todos,” refletiu.
O presidente Anacleto Ortigara, disse que a reunião foi importante para concluir a agenda de 2024 e projetar as ações para o próximo ano. “A presença significativa dos associados demonstra o interesse, a conexão e o comprometimento com a causa dos pequenos negócios que é vivenciada no dia a dia por cada uma das UFs onde o Sebrae cumpre sua missão institucional,” disse Anacleto.
O dirigente da Abase comentou também que as presenças do Ministro Márcio Costa, dom presidente Décio Lima e da diretora Margarete Coelho, demonstram o comprometimento com o movimento dos 27 SEBRAEs do Brasil com vistas a construir um único SEBRAE em todo o pais. “As diferenças regionais são a complementariedade necessária para que o Sebrae se torne cada vez mais forte,” complementou Anacleto.
Durante a reunião também foi apresentado o relatório 2024 com a síntese das ações da Abase durante este ano, bem como feita uma homenagem ao agora gerente da Unidade Internacional do Sebrae Nacional, Vinicius Lages.