newsletter.jpg

Sebrae - Bahia

Nome: João Martins da Silva Júnior
Cargo: Presidente
Unidade: Conselho Deliberativo
E-mail: joao.martins@ba.sebrae.com.br

 


 

215.jpg

Nome: Edival Passos Sousa
Cargo: Diretor Superintendente
Unidade: Diretoria Executiva
E-mail: edival.passos@ba.sebrae.com.br

Economista, formado pela Universidade Católica de Salvador, é auditor fiscal da Prefeitura Municipal de Salvador, desde 1985. Foi Vereador de Salvador no período de 1989/1990 e Deputado Estadual Bahia entre 1991 e 1994. Consultor em Gestão Pública Municipal, entre 1995/2004. De janeiro de 2005 a dezembro de 2006 foi Diretor Operacional do SEBRAE/BA, responsável pelas áreas de Orientação Empresarial, Acesso a Crédito, Políticas Públicas e projetos do setor de agronegócios (fruticultura, piscicultura, apicultura, mandiocultura, caprinovinocultura). É, desde janeiro de 2007, atual Diretor Superintendente do Sebrae/BA. É membro titular das seguintes organizações: Conselho do Comércio Exterior (FIEB), Associação Baiana para Gestão Competitiva, Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, Fórum Baiano de Mudanças Climáticas Globais e de Biodiversidades e Fórum de Articulação Estadual do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

 


Nome: Lauro Alberto Chaves Ramos
Cargo: Diretor Técnico
E-mail: lauroramos@ba.sebrae.com.br

Graduado em Administração e Técnico em Contabilidade, possui título de MBA em Gestão Empresarial. Funcionário do Banco do Nordeste desde 1988, já foi Agente de Desenvolvimento, Gerente Executivo da Superintendência Estadual da Bahia, Gerente Geral do Departamento de Micro e Pequenas Empresas e é membro do Fórum Permanente da Micro Empresa e Empresa de Pequeno Porte. Participou do Fórum Mundial de Negociação e do Programa de Desenvolvimento de Executivos da Fundação Dom Cabral. No Sebrae, foi membro Suplente do Conselho Deliberativo.


Nome: Luiz Henrique Mendonça Barreto
Cargo: Diretor Administrativo Financeiro
E-mail: luiz@ba.sebrae.com.br

Economista, graduado pela Universidade Federal da Bahia. Trabalhou no Banco Econômico de 1974 a 1995, onde foi Diretor de Operações Especiais e de Atendimento. Participou do Programa Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais, em Fontainebleau, na França. Na Fundação Dom Cabral, participou dos Programas de Finanças Corporativas e de Desenvolvimento de Lideranças. Já ocupou, no Sebrae Bahia, os cargos de Assessor do Conselho Deliberativo Estadual, Controller, Diretor Administrativo-Financeiro e Superintendente.


218.jpg

Nome: Hyeront Oliveira
Cargo: Controller
Unidade: Controller
E-mail: hyeront@ba.sebrae.com.br

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Salvador e Pós-graduação em Administração Financeira , pela Universidade Estácio de Sá (RJ) . Carreira de 30 anos em gestão empresarial desenvolvidas em empresas tais como: Banco Mercantil, Usiba S/A, Melamina Ultra S/A, Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, CODEBA, entre outras. Experiência profissional relacionada à gestão financeira e administrativa, implantação e evolução do Sistema de Qualidade Total ISSO 9000/9002. Atualmente, é Controller do Sebrae/BA, onde desenvolve atividades relacionadas aos processos de Licitação, Gestão da Informação, Auditoria e Gestão Estratégica.


219.jpg

Nome: Norma Lúcia Oliveira
Cargo: Secretária Geral
Unidade: Secretaria Geral
E-mail: hyeront@ba.sebrae.com.br

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1997) Pós-graduação em Gestão de Agroindústria pela Universidade Federal de Lavras (2004) e mestrado em Análise Regional pela Universidade Salvador (2007). Trabalhou como Gerente da Agência do Sebrae, em Guanambi/BA ( 1999 a 2005) e como Analista de Planejamento ( 2005 a 2007). Atualmente exerce o cargo de Secretária Geral. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional. Atua , principalmente, nos seguintes temas: empreendedorismo, administração, desenvolvimento local, economia e desenvolvimento regional. Atuou também como professora universitária das disciplinas: Teoria Geral da Administração; Organização, Sistemas e Métodos; Administração de Recursos Humanos; Introdução à Economia; e Introdução à Administração.


220.jpg

Nome: Guy Padilha
Cargo: Secretária Geral
Unidade: Gestão Financeira
E-mail: guy.padilha@ba.sebrae.com.br

Graduação ? Economista Pós-graduação ? Finanças Corporativas e Planejamento Tributário.


221.jpg

Nome: Alberto Bispo
Cargo: Gerente
Unidade: Gestão Contábil


222.jpg

Nome: Ademilde Imperial
Cargo: Coordenadora
Unidade: Unidade de Logística e Suporte

Formação acadêmica: Historiadora, pos graduada em administração de negócios, pos graduada em administração de Recursos Humanos. Formação em consultoria de T&D - treinamento e desenvolvimento; e Formação em condução de grupos. Experiência nas áreas de: Pesquisa, Recursos Humanos, Educação, Empreendedorismo e Logística de Suporte Administrativo. Oriunda da UNO/BA ? organização de apoio às micro e pequenas empresa. Ingressou no SEBRAE em 1988, atuando nas áreas de: pesquisa, treinamento empresarial, recrutamento e seleção de pessoal, e desenvolvimento de programas de treinamento para micro e pequenas empresas nas áreas de: liderança, recursos humanos e desenvolvimento de equipes. Instrutora/facilitadora dos programas de treinamento nas ares de: Gestão de pessoas, Desenvolvimento de equipes e Liderar e; Consultora na área de Gestão de pessoas.


241.jpg

Nome: Ângela Machado
Cargo: Coordenadora
Unidade: Qualidade de Equipes
E-mail: angela.machado@ba.sebrae.com.br

Graduação ? CIÊNCIAS ECONÔMICAS ? UFBA. Participação em Cursos e Especializações: Treinamento Intensivo em Consultoria ? CEBRAE Treinamento Instrutores Iniciação Empresarial-CEBRAE Extensão em Consultoria ? CEBRAE Sensibilização Desenvolvimento Equipes - UNICON Sistemas de Gestão Qualidade ? IBQN ESCOLA SEBRAE -PROTEC ? Sebrae-Na Aperfeiçoamento Habilidades Gerenciais EMPRETEC ? United Nations / Sebrae Desenvolvimento de Lideranças ? Sebrae IDEAL Programa Multiplicar p/ MPE?s - Fundação Dom Cabral Elaboração de Projetos Sociais ? UFBA SA 8000-Responsabilidade Social ? QUALITAS Especialização em Gestão Empresarial - FTE ?Faculdade de Tecnologia Empresarial Especialização MBA ? Gestão de Pessoas FEA-USP ? Universidade de São Paulo Especialização em Gestão de Pessoas ? UFBA ? Universidade Federal da Bahia Atividades profissionais: CEAG-BA ? Centro de Assistência Gerencial ? 1980 a 1982 SEBRAE-BA ? Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas da Bahia: Estagiária/ Técnica / Consultora / Coordenadora / Gerente Capacitação Empresarial / Gerente da Agencia Centro-Salvador / Gerente Regional Metropolitana / Gerente da Unidade de Gestão de Pessoas do Sebrae-Bahia-até a presente data.


242.jpg

Nome: Richard Alves
Cargo: Coordenador
Unidade: Economia Criativa (Turismo, Cultura, Artesanato)
E-mail: richard@ba.sebrae.com.br

Administrador de Empresas com MBA em Planejamento e Gestão do Turismo, tendo atuação há mais de 13 anos em projetos de desenvolvimento sócio-econômico nas mais diversas regiões do Estado da Bahia. No sistema SEBRAE ingressou como estagiário (1994) na cidade de Teixeira de Freitas, sendo que após a conclusão do estágio atuou como técnico terceirizado (1996) e logo em seguida contratado como técnico operacional (1997). Coordenou várias ações nas áreas de desenvolvimento setorial no extremo sul da Bahia, nas áreas de turismo na Costa das Baleias, comércio varejista, apicultura, dentre outros setores. No ano 1999 assumiu a função de gerente da Agência do SEBRAE em Porto Seguro, coordenando ações de turismo, artesanato e agronegócios nesssa região. No ano 2000 foi convidado pela diretoria do SEBRAE para implantar o Núcleo de Comercialização em Salvador e no ano 2001, reassumiu a agência em Porto Seguro acumulando também a gestão da Agência Eunápolis. Em 2006 foi convidado a assumir a coordenação estadual do projeto de turismo com atuação em todo o Estado da Bahia e no ano de 2007 assume a coordenação da Carteira Economia Criativa, coordenando além dos projetos de turismo, os projetos voltados para empreendedorismo cultural e desenvolvimento do artesanato.


224.jpg

Nome: Paula Luedy
Cargo: Coordenadora
Unidade: Unidade Gestão da Informação


243.jpg

Nome: Luiz Almeida
Cargo: Coordenador
Unidade: Coordenação Regional Nordeste


225.jpg

Nome: Isabel Ribeiro
Cargo: Coordenadora
Unidade: Apoio à Rede de Atendimento Individual


244.jpg

Nome: Augusto Guena
Cargo: Coordenador
Unidade: Coordenação Regional Metropolitana

Programa de Facilitadores de Processos de Desenvolvimento Local SEBRAE e GP Master; Curso de Extensão Universitária em Gestão em Organizações Associativas UNEB, DAMICOS e CONAP; Curso de Formação e Desenvolvimento de Lideres Empresariais ? SEBRAE IDEAL/SEBRAE. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Assessor do GABINETE DO GOVERNADOR E CASA CIVIL DO GOVERNADOR; Professor de Matemática da SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO ESTADO DA BAHIA; SEBRAE ? Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia; CARGOS: Tesoureiro, Técnico em Contabilidade, Técnico Operacional, Assistente Técnico, Consultor Técnico. Hoje exercendo a função de Coordenador da Regional Metropolitana do Salvador. Gerente de Mercado,Articulador Estadual, Assessor da Diretoria Operacional, Gestor de Projetos e Coordenador Regional.


226.jpg

Nome: Roger Viana
Cargo: Coordenador
Unidade: Unidade de Acesso a Mercados
E-mail: roger.viana@ba.sebrae.com.br

Perfil Profissional: Pró-ativo, dinâmico, criativo, articulado, comprometido, objetivo, educador e perseverante. Áreas de atuação: Planejamento Desenvolvimento Territorial e Setorial Liderança e Governança Cooperação Acesso a Mercados Desenvolvimento Rural Formação Acadêmica: Bacharel em Ciências Contábeis Especialista em Gestão de Projetos de Arranjos Produtivos Locais Técnico em Agropecuária


245.jpg

Nome: Hamilton Machado
Cargo: Coordenador
Unidade: Coordenação Regional Sul

Formação: Engº Agrônomo formado pela Universidade Federal da Bahia. Cursos de Aperfeiçoamento: Extenção Rural pela Universidade Federal de Viçosa/MG; Desenvolvimento Local - Universidade Estadual de Vitória da Conquista. Experiência profissional: Chefe de Unidade Operativa da Emater-Ba; Prefeitura M. de Uibaí - Prefeito; Gestor de Projetos Sebrae Irecê; Gestor de Agência Sebrae Irecê; Gerente de Agência Sebrae Irecê.


227.jpg

Nome: Joaquim Amorim
Cargo: Auditor
Unidade: Auditoria Interna

FORMAÇÃO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS ? FVC, CIÊNCIAS ECONÔMICAS - UFF. PÓS-GRADUAÇÃO: AUDITORIA PÚBLICA ? UNEB PROFISSIONAL: BOUCINHAS, CAMPOS, COOPERS AUDITORES INDEPENDENTES S/C ? 15 ANOS


246.jpg

Nome: Luiz Carlos Oliveira de Almeida
Cargo: Coordenador
Unidade: Coordenação Grande Recôncavo/Nordeste
E-mail: luiz.almeida@ba.sebrae.com.br

Administrador de Empresa; Sub-Gerente Administrativo do Banco Comercial do Nordeste (1965 a 1968); Gerente do Banco Comercial do Nordeste (1968 a 1969); Gerente Administrati do Banco Industrial de Campina Grande (1970 a 1972); Diretor Administrativo da SUDIC (1972 a 1983); Professor da UEFS (1978); Professor da FTC (2000 a 2005); Presidente da Interurb (1986); Assessor da Casa Civil do Governador da Bahia (1986); Diretor Superintendente da SUDIC (1983 a 1986); Consultor de Empresas, na SUDIC (1986 a 1991); Consultor do Sebrae (desde 1991).


228.jpg

Nome: Franklin Santana
Unidade: Unidade de Gestão Estratégica


229.jpg

Nome: Dora Parente Costa
Cargo: Coordenadora
Unidade: Unidade de Crédito e Políticas Públicas
E-mail: dora.parente@ba.sebrae.com.br

Economista. mestre em Inovação tecnológica e Política Industrial pela Universidade de Manchester (UK), especialista em Comércio Exterior (UNB) e Consultoria Empresarial para Pequenas Empresas (USP). Experiência profissional: Banco América do Sul (SP), Consulado do Brasil em Chicago (EUA), Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior (RJ), CEAG (BA), Coordenação de Estatística e Informação (SEI/SEPLAN - GOV/BA) , Secretaria de Indústria e Comércio -BA e SEBRAE/BA.


247.jpg

Nome: Isailton Reis
Cargo: Coordenador
Unidade: Coordenação Regional Recôncavo Sul

Economista, pós graduado em gestão de pequenas empresas e gestão financeira. Facilitador de programas Sebrae na área de Qualidade, Gestão, Atendimento e Empreendedorismo. Professor universitário.


230.jpg

Nome: André Gustavo de Araújo Barbosa
Cargo: Coordenador
Unidade: Unidade de Educação e Acesso a Tecnologia
E-mail: andre.gustavo@ba.sebrae.com.br

Mestre em Administração de Empresas pela EAUFBA - Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia; Graduação em Administração pela UEUFBA; Especialista em Consultoria de Micro e Pequenas Empresas, formado pela FEA/USP - Facudade de Administração da Universidade de São Paulo; Especialista em Gestão de APL - Arranjos Produtivos Locais pela CEPAL/SEBRAE; Professor de Administração de Empresas e Empreendedorismo


248.jpg

Nome: Rinaldo Moraes
Cargo: Coordenador
Unidade: Coordenação Regional Baixo Médio São Francisco


231.jpg

Nome: Sueli Carvalho Santana de Paula
Cargo: Coordenador
Unidade: Unidade de Projetos Especiais
E-mail: sueli.paula@ba.sebrae.com.br

Mestre em Gestão e Marketing pela Universidade Internacional de Lisboa, Economista, Coordenadora da Unidade de Projetos Especiais do SEBRAE/BA e Professora da Faculdade Visconde de Cairu e Faculdades Integradas Olga Mettig da Bahia. Trabalha no SEBRAE desde 1983, com experiência nas seguintes áreas: Consultoria individual de crédito e conteúdo; Consultoria coletiva para o segmento varejista/PRONORDESTE de 1991 a 1994; Gerente do Shopping do Pelô de 1994 a 1999; Assessora da Diretoria Operacional de 1999 a 2001; Elaboração, Implantação e Coordenação do Projeto Varejo Vivo 2001 a 2004; Coordenadora da Unidade de Mercado de 2002 a 2006.


249.jpg

Nome: Paulo Barboza
Cargo: Coordenador
Unidade: Coordenação Regional Chapada Norte
E-mail: paulo.barboza@ba.sebrae.com.br

Administrador de Empresas, admitido no SEBRAE em março de 1996, ocupou as funções de Gerente da Ag. Jacobina/Ba, Coordenador Estadual do Projeto de Rochas Ornamentais e atualmente é Coordenador Regional da Chapada Norte (abrangendo os Pontos de Atencimentos de Jacobina, Senhor do Bonfim e Itaberaba. É um militante do Programa de Desenvolvimento Territorial (Local), sendo um dos principais mobilizadores da Sociedade, Estado e Mercado para a sensibilização para formação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Jacobina,como forma de apoiar o desenvolvimento e fortalecimento das Micros e Pequenas Empresas da Região sendo o seu atual presidente.


232.jpg

Nome: Josival Caldas Barbosa
Cargo: Coordenador
Unidade: Unidade de Agronegócio I
E-mail: josival.caldas@ba.sebrae.com.br

Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais / UFBA; Curso de Sistema de gestão pela qualidade / IBQN; Atualização gerencial de Amaná-Key /ACS - Amana Atualização Gerencial; Programa de facilitadores de processos de Desenvolvimento/ SEBRAE; Capacitação de Agentes Multiplicadores da RETEC/FIEB -IEL; APG AMANA - Programa de Gestão Avançada / APG AMANA MBA Executivo Internacional;Centro de Pesquisas, Treinamento e Consultoria em DRHO .Aperfeiçoamento e Reciclagem em Consultoria Entidade Sebrae Centro Brasileiro de Apoio a Pequena Empresas .


250.jpg

Nome: Cláudio Cardoso
Cargo: Coordenador
Unidade: Coordenação Regional Sudoeste


233.jpg

Nome: Júlio César F. Chompanidis
Cargo: Coordenador
Unidade: Unidade de Indústria I
E-mail: josival.caldas@ba.sebrae.com.br

Economista, com pós graduação em Consultoria Organizacional, MBA em Gestão de Negócios, ACS e APG da Amana Key, Curso para Gestores de Educação da FDC, Ex - Gerente da Unidade de Educação e Desenvolvimento da Cultura Empreendedora do Sebrae/Ba por 06 anos, Instrutor dos Cursos de Finanças e Empreendedorismo. Professor de Economia I, Gestão do Conhecimento e Gestão Empreendedora da Faculdade Metropolitana de Camaçari - FAMEC Autor dos Livros: O outro lado dos sonhos e Gestão Empreendedora para Micro e Pequenas Empresas.


251.jpg

Nome: Adriana Moura
Cargo: Gerente
Unidade: Coordenação Regional Mata Atlântica

Graduação em Ciências Econômicas (1997), pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, BA; Pós-graduação em Consultoria Organizacional ( 1998), pelo CESEC / UCSAL em Salvador/Ba; Extensão em Gestão de Organizações Associativas ( 2000 ), pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB; Especialização em Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável(2003) pela Organização Internacional do Trabalho ? OIT; Experiência em Coordenação de Programas e Projetos Estaduais: EMPRETEC, PRODER, Projeto Xingó, Desenvolvimento de Oportunidades de Negócios, dentre outros; Realização de Diagnóstico e Plano de Desenvolvimento de Novo Horizonte, Curaçá, Abaré, Quixabeira, São José da Vitória e Lagoa Real, municípios com baixos índices de desenvolvimento na Bahia. Desde Outubro de 2005, Gerente Regional do SEBRAE Mata Atlântica, responsável pela Rede de Atendimento e suporte operacional aos projetos setorial-territoriais da Região.


252.jpg

Nome: Emerson Cardoso
Unidade: Coordenação Regional Oeste


253.jpg

Nome: Jorge Cunha
Cargo: Coordenador
Unidade: Coordenação Regional Extremo Sul
E-mail: jorge.cunha@ba.sebrae.com.br

Natural de Salvador/BA, é graduado em Administração de Empresas pela UFBA, Universidade do Estado da Bahia, e pós-graduado em Consultoria Empresarial pela USP, Universidade de São Paulo, tendo mais de 30 anos como Consultor de Empresas. Iniciou suas atividades profissionais em abril/74 no CEDEC, CEDIN e SUDIC, inicialmente como técnico, ascendendo a gerente do Pólo Comercial de Itabuna e depois a Superintendente do Distrito Industrial de Ilhéus. Em março de 1991 assumiu a gerência do Sebrae em Ilhéus e em 1996 transferiu-se para Teixeira de Freitas, onde exerce atualmente a coordenação regional do Sebrae. Com toda esta bagagem profissional e conhecedor das carências das empresas de pequeno porte, desenvolveu uma série de treinamentos voltados para este universo, os quais começou a ministrar desde o início de sua carreira e que vem aperfeiçoando.


254.jpg

Nome: Célia Márcia Fernandes
Cargo: Coordenador
Unidade: Carteira de Agronegócios II
E-mail: celia.fernandes@ba.sebrae.com.br

Graduada em administração de empresas, com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC e em Administração Estratégica pela U N A . Tenho 10 anos de experiência em cargos de gestão em instituições privadas e públicas. Experiência adquirida principalmente em gestão de projetos, na área de micro e pequenas empresas e também em instituições públicas, onde atuei como secretária de saúde e coordenadora de consórcio intermunicipal de saúde. Trabalhei como educadora, sendo responsável pela formatação de um curso técnico de gestão de negócios e professora da cadeira de empreendedorismo. Desde 2003 atuo no Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa - Sebrae. Inicialmente no Sebrae Minas e hoje no Sebrae Bahia, em áreas com foco em projetos. Atualmente estou como coordenadora da carteira de Agronegócios II, que apóia projetos nos segmentos econômicos de fruticultura, piscicultura, ovinocaprinocultura, pecuária e derivados de cana.


 

 

Área de Login

[ esqueceu sua senha? ]