Sebrae Acre Promove 1ª Reunião Ordinária da Abase Norte

Encontro discutiu os desafios econômicos, sustentáveis, inovadores e tecnológicos.

Desafios orçamentários e perspectivas econômicas, tecnológicas e de inovação foram debatidas durante a 1ª reunião Ordinária da ABASE Norte. O encontro aconteceu na manhã, do dia 1° de agosto, na sede do Sebrae Acre.  Representantes da região norte  e representantes de outros estados do SEBRAE; Cláudio Mendonça, presidente da ABASE; Rubens Magno Júnior, vice-Presidente; e Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional, participaram da conversa.

Entre os objetivos do debate está à importância de consolidar a região norte como protagonista do crescimento econômico aliado à sustentabilidade, a fim de promover transformações na Amazônia. Por isso, o conceito sustentável e sua aplicabilidade nas empresas foi amplamente abordado sabendo que as ações inovadoras complementam esse processo.

Além disso, a troca de experiência entre os estados e o desafio para transformar a sociedade nos aspectos econômicos, digitais e ambientais, no intuito de responder as demandas da sociedade. Ainda dentro do tema, a palestra “Os ODS no desenvolvimento econômico e o desafio da Amazônia” do professor e doutorando na Universidade do Salento (Itália) Nicolò Giangrande integrou as atividades da reunião.

Paro o diretor técnico do Sebrae Acre, Lauro Santos, o encontro é fundamental para solidificar as ações desenvolvidas e ainda contribui para a troca de experiências entre os diferentes estados. “É muito gratificante realizar uma reunião ordinária aqui no Sebrae Acre. Os nossos convidados são autoridades importantes e têm muito a contribuir nas ações e debates que propomos. Estamos muito satisfeitos com os debates e trabalhos apresentados”, comentou.

O diretor também afirmou que a visita dos integrantes da ABASE complementa o bom investimento e trabalho exposto na Feira Agropecuária do Acre (Expoacre 2019) que contou com a visitação dos convidados nos diversos serviços e empreendimentos desenvolvidos pelo Sebrae Acre.

Integração e parcerias

Além da reunião que debateu desenvolvimento, sustentabilidade, crescimento, tecnologia e inovação, foram pactuadas 10 medidas que serão implementadas nas unidades como parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para o presidente da ABASE, Cláudio George Mendonça,  “O principal desafio das unidades é entender esse novo momento que une desenvolvimento e sustentabilidade, e trabalhá-lo mais do que um conceito, mas entendê-lo de modo que possam promover a inovação e tecnologia que apresentamos”, conta.

Já Fabrízio de Souza, diretor financeiro da ABASE, encerrou a conversa parabenizando a estrutura e ações realizadas na Expoacre 2019. “reafirmo a satisfação e parabenizo os organizadores pelo evento que visam estruturar e fortalecer a economia, podemos presenciar o protagonismo do Sebrae como parte disso”, finalizou.